terça-feira, 11 de maio de 2010

TELEVISÃO: TELEVISÃO PUBLICA DE ANGOLA, (TPA)

•O primeiro sistema semi-mecânico de televisão analógica foi demonstrado em fevereiro de 1924, em Londres, por John Baird, com uma imagem do desenho animado “Félix, The cat” e, posteriormente, imagens em movimento em 30 de outubro de 1925. Um sistema electrônico completo foi demonstrado por Philo Taylor Farnsworth, em 1927. O primeiro serviço analógico foi a WGY em Schenectady, Nova Iorque, inaugurado em 11 de maio de 1928.

•No Brasil, a data oficial da televisão brasileira, foi a 18 de setembro de 1950, e nesta mesma data, seu primeiro emissor começou a operar regularmente. Assim conhecida como a primeira da America Latina, a PRF-3 TV Tupi, utilizando o canal 3, mais tarde o canal 4, na cidade de São Paulo. “Montada por Assis Chateaubriand (1892-1968), o criador da cadeia de comunicação denominada, Diários e Emissoras Associados, teve como primeiro diretor Cassiano Gabus Mendes”.


•Lembrar que as primeiras mudanças, a serem operadas em todas as redações no começo da década de noventa, deu-se a quando os computadores e as velhas barulhentas máquinas de escrever. Assim como a rádio ou a televisão, essa década serviu de uma época que marcou a introdução de altas tecnologias através de um financiamento governamental, consideradas as necessidades que precisa um mundo moderno, cujo computador o centro de toda a sociedade, o ponto de convergência de toda a humanidade.

•Ainda é lento o caminhar da introdução do material digital em substituição do analógico. Um exemplo é o da própria Televisão Pública de Angola, que ainda com todo o seu esforço, continua em atraso, em relação às verdadeiras transformações, em relação as que são operadas no ocidente. “Os equipamentos do século passado, se não foi ultrapassado por novos, sofreu bastantes melhorias, quer na qualidade técnica como em termos de volume”.

•No dia 18 de outubro de 1975, a estação pública de televisão de Angola deu início à emissão do seu sinal na cidade de Luanda; “não sem antes ter havido experiências de emissão televisiva com recepção restrita a pequenos grupos, para além da experiência efêmera da televisão de Angola, TVA, entre 1973 e 1974” (CARVALHO, Paulo de. p.111).

Nenhum comentário:

Postar um comentário