terça-feira, 11 de maio de 2010

A COMUNICAÇÃO SOCIAL: (JORNALISMOS EM ANGOLA) - por Marlene Gomes

•Assim como Angola, os demais países enfrentam um grande problema, na luta do livre acesso as notícias quanto federal ao municipal, sendo ela sua maior preocupação. A verdade é que sempre existiu e talvez continuem a existir, de dentro do governo pessoas, tendenciosas, querendo barrar as informações oficiais e controlá-las, para que sejam divulgados unicamente dados que lhes favorecem. “Editores e comentaristas trabalham baseados no princípio de que o público tem o direito de ser sempre bem informado”.

•Os meios de comunicação e a indústria com um grande poder nas pessoas, ela tem o grande papel de vigiar o governo, mostrando em público as descobertas de casos de desvios abusivos e corrupção. A questão é que sem os olhos vigilantes a pesquisas dos repórteres, o acesso da informação seria muito menor ao público, sobre assuntos governamentais da cidade, do Estado e da nação.
•O mundo tecnológico da comunicação desempenha outros papéis também fundamentais na vida comercial do país, na escala nacional como na municipal de produção e vendas, difundindo as mensagens publicitárias.

•Hoje, em Angola, a comunicação social não é ainda de fato o que muitos comunicólogos e profissionais sonham, mas há um avanço no que se compare ao passado. O papel da imprensa junto à construção do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário