•Na cidade de Benguela, uma das Províncias ou Estados de Angola surge o desejo de criar uma estação de radiodifusão, em 1935, a idéia aparece, e seis anos mais tarde, a rádio em Angola toma a iniciativa em criar as associações radiofônicas e os Rádios Clubes. A comissão presidida pelo comandante Manuel de Albuquerque e Castro, encontram-se em 8 de setembro de 1936, afim de tentar fundar o primeiro rádio clube.
•Foi em1950, que se deu o primeiro aval a iniciação da radiodifusão oficial em Angola, mais até 1953, o Rádio Clube de Angola realizava os programas e noticiários oficiais, de conteúdo necessariamente propagandístico mais do que educativo ou informativo.
•O rádio na África, sempre ocupou o primeiro lugar, este lugar foi ocupado por muito tempo, como o meio de comunicação social. As baterias de pilhas foram o fornecedor de alimentação fácil, mesmo com as dificuldades em achar na África. Mais para solucionar este problema inventou o rádio a corda, e já a sua fabricação .
•Hoje na Angola, o rádio é considerado um dos acessos a informação, comum nos lares luandenses, de acordo com pesquisas feitas por Paulo de Carvalho, assegurando que em cada vinte lares inquiridos, dezenove afirma ter um aparelho de rádio, o rádio trata-se do veículo existente em quase todos os lares, independente da sua localização. COELHO, Sebastião. Angola – história e estórias da informação. p. 120.
Nenhum comentário:
Postar um comentário